O Estado Brasileiro é o titular do Serviço Público prestado pelo Cartório e delega esse serviço para um particular exercê-lo mediante aprovação em concurso de provas e títulos. A pessoa concursada ficará à frente do serviço por um período, até, por exemplo, a aposentadoria ou morte e, a seguir, o serviço será declarado vago e incluído no próximo concurso. Isso significa que não existe a transmissão da titularidade de pai para filho ou o recebimento por apadrinhamento político ou compra. Isso já aconteceu no Brasil, mas a Constituição de 1988 exigiu a realização de concurso de provas e títulos e o Conselho Nacional de Justiça determinou que os Estados da Federação fizessem as provas. Portanto, hoje em dia, podem concorrer no concurso a pessoa formada em Direito e também a pessoa que exerce a função de escrevente por período superior a 10 (dez) anos.
A atual tabeliã do Serviço Distrital da Barreirinha é Giovana Manfron da Fonseca Maniglia, tabeliã desde 2009 no Estado do Paraná, tendo entrado em exercício em fevereiro de 2017, após a aprovação em concurso público de provas e títulos.
É formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, sendo especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e também em Direito Notarial e Registral pela INOREG- UNIFAMMA.