Doação, Compra e Venda
Perguntas Frequentes
Compra e Venda
Quais documentos são necessários para lavrar uma Escritura de Compra e Venda?
Os documentos necessários variam de acordo com a situação dos envolvidos, mas geralmente incluem:
• Documento de identificação dos vendedores e compradores;
• Documento de identificação dos cônjuges/companheiros (se aplicável);
• Certidão de casamento (se aplicável);
• Certidão de Casamento com averbação do separação/divórcio/falecimento (se aplicável);
• Matrícula atualizada do imóvel;
• Documentos adicionais para pessoas jurídicas (contrato social, certidão simplificada, etc.);
• Certidões necessárias para Escrituras (como certidão de ônus reais, certidões negativas, etc.), que você pode conferir neste link [aqui vai o link do pop-up que traz a relação completa das certidões e onde obtê-las]
Doação
O que acontece após a lavratura da Escritura de Doação de um imóvel?
Após a lavratura, a escritura deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente, conforme a localização do imóvel. Você pode solicitar que o próprio tabelionato providencie esse trâmite junto ao registro imobiliário, facilitando o processo.
Doação
O que é uma doação com reserva de usufruto?
Na doação com reserva de usufruto transmite-se somente a nua-propriedade para o donatário, sendo que o usufruto fica reservado ao doador. Isso significa que o doador tem o direito de permanecer no uso e no gozo do imóvel pelo prazo estipulado, que pode ser vitalício.
Compra e Venda
O que devo fazer após a lavratura da Escritura de Compra e Venda?
Após a lavratura, a escritura deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente, conforme a localização do imóvel. Você pode solicitar que o próprio tabelionato providencie esse trâmite junto ao registro imobiliário, facilitando o processo para você.
Doação
Quando a Escritura Pública de Doação é obrigatória?
A Escritura Pública de Doação de Bens é obrigatória para a transferência de bens imóveis de valor superior a 30 salários mínimos.
Compra e Venda
Qual o valor para lavrar uma Escritura de Compra e Venda?
O valor da escritura varia de acordo com o preço dos bens a serem vendidos, conforme tabela instituída por lei.
Confira neste link a tabela de composição de custas do Tabelionato de Notas.
Compra e Venda
Quais certidões são obrigatórias para a lavratura da Escritura de Compra e Venda?
As certidões obrigatórias são:
• Matrícula atualizada expedida pelo Registro de Imóveis competente;
• Certidão de Ônus Reais e Pessoais Reipersecutórias expedida pelo Registro de Imóveis competente;
• Certidão Simplificada de Empresas (Junta Comercial do Paraná) – Apresentação obrigatória para empresas tanto como compradoras quanto como vendedoras;
Outras certidões, como as da Justiça Estadual, Federal, Trabalhista, entre outras, são facultativas, podendo o comprador dispensá-las assumindo a responsabilidade.
Compra e Venda
Qual é a validade das certidões necessárias para a Escritura de Compra e Venda?
A validade das certidões pode variar, mas em geral:
• A matrícula atualizada e a certidão de ônus reais têm validade de 30 dias;
• A certidão simplificada da Junta Comercial também tem validade de 30 dias;
É importante verificar a validade específica de cada certidão no momento da solicitação.
Doação
Quais documentos são necessários para lavrar uma Escritura de Doação de Bens?
Os documentos necessários variam de acordo com a situação dos envolvidos, mas geralmente incluem:
• Documento de identificação dos doadores e donatários
• Documento de identificação dos cônjuges/companheiros (se aplicável),
• Certidão de casamento (se aplicável),
• Certidão de Casamento com averbação do separação/divórcio/falecimento (se aplicável),
• Matrícula atualizada do imóvel
• Documentos adicionais para pessoas jurídicas (contrato social, certidão simplificada, etc.)
• Certidões necessárias para Escrituras (como certidão de ônus reais, certidões negativas, etc.), que você pode conferir neste link [aqui vai o link do pop-up que traz a relação completa das certidões e onde obtê-las]