Abertura e Reconhecimento de Firma
A abertura de firma é o ato de depositar sua assinatura em cartório para que haja, posteriormente e quando oportuno, atestar/reconhecer se a assinatura em algum documento é autêntica.
O reconhecimento de firma é o ato pelo qual o tabelião, que tem fé pública, atesta que a assinatura constante de um documento corresponde àquela da pessoa que a lançou, ou seja, é uma declaração do tabelião que confirma a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento.
Como solicitar a Abertura e o Reconhecimento de Firma
COMO É FEITA
Passo a passo para Abertura de Firma
Comparecer ao Tabelionato de Notas com um documento de identificação, podendo ser RG, CNH, passaporte dentro da validade ou carteira de exercício profissional expedida por entes criados por lei Federal (ex.: OAB, CRM, CRC, entre outros);
Passo a passo para Reconhecimento de Firma
Reconhecimento de firma por autenticidade
Ato de reconhecimento de assinatura em que o usuário comprova, pessoalmente, que é signatário do documento apresentado para o reconhecimento de firma.
O usuário deve assinar, diante do tabelião, o documento que pretende ter a firma reconhecida como autêntica. Caso o documento já esteja assinado, será exigida nova assinatura no documento.
No momento do comparecimento deverá o comparecente assinar, além do documento, um termo em livro próprio do cartório. Esse termo é a prova da aposição da assinatura perante o agente dotado de fé pública.
Reconhecimento de Firma por semelhança
O reconhecimento de assinatura é realizado por semelhança quando o tabelionato certifica que a assinatura aposta no documento confere com a assinatura depositada em seu banco de dados. Ou seja, o reconhecimento foi feito por meio da comparação da assinatura constante no documento com a assinatura depositada na ficha padrão do usuário, não sendo necessário o seu comparecimento pessoal para o ato de reconhecimento de firma.
O reconhecimento de firma por semelhança pode ser com valor econômico ou sem valor econômico, de acordo com o conteúdo ou natureza do documento.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Abertura e Reconhecimento de Firma
• Documentos pessoais (RG E CPF);
• Documentos que serão materializados/desmaterializados.
Inicie o processo de solicitação do serviço
Preencha o formulário para que possamos começar a atendê-lo
Os dados informados serão conferidos pelo cartório e você receberá por email ou whatsapp, posteriormente, as instruções para prosseguir o seu atendimento.
A proteção de dados é nossa prioridade. Para obter mais informações sobre como trataremos os seus dados, clique aqui para acessar a nossa Política de Privacidade.