Retificação Administrativa de Registro Civil
A Retificação Administrativa de Registro Civil é um processo feito diretamente no cartório, sem intervenção judicial, que altera informações que constam nos assentos oficiais de uma pessoa, tais como registro de nascimento, casamento, óbito.
Como solicitar a Retificação Administrativa de Registro Civil
COMO É FEITO
A Retificação Administrativa somente é possível:
I – erros que não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção;
II – erro na transposição dos elementos constantes em ordens e mandados judiciais, termos ou requerimentos, bem como outros títulos a serem registrados, averbados ou anotados, e o documento utilizado para a referida averbação e/ou retificação ficará arquivado no registro no cartório;
III – inexatidão da ordem cronológica e sucessiva referente à numeração do livro, da folha, da página, do termo, bem como da data do registro;
IV – ausência de indicação do Município relativo ao nascimento ou naturalidade do registrado, nas hipóteses em que existir descrição precisa do endereço do local do nascimento;
V – elevação de Distrito a Município ou alteração de suas nomenclaturas por força de lei;
VI – alteração na declaração feita no assento de óbito sobre se o falecido deixou bens, testamento e filhos bem como local do sepultamento, mediante prova documental;
VII – retificação de nome estrangeiro quando do primeiro registro em território nacional mediante prova documental;
DOCUMENTOS
NECESSÁRIOS
• Documentação que comprove o erro;
VALORES
DO SERVIÇO
Pedido de Retificação do Registro
Já está disponível em nosso site a opção de PRÉ-ATENDIMENTO, para os serviços do Cartório da Barreirinha.
Com esta opção, você pode iniciar o processo de casa, pelo computador ou smartphone, incluindo as informações e adiantando o envio dos documentos necessários (por foto ou pdf).
A finalidade deste serviço é agilizar o atendimento, diminuindo o tempo de sua presença física nas dependências do cartório.
Após os envios das informações, através do formulário, será feito o agendamento de data e horário para o seu comparecimento ao cartório para apresentação dos documentos previamente encaminhados digitalmente e conclusão do processo.
FORMULÁRIO DE PRÉ-ATENDIMENTO PARA RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL
Os dados informados serão conferidos pelo cartório e você receberá por email ou whatsapp, posteriormente, as instruções para prosseguir o seu atendimento.
Alertamos que o ato do registro apenas será concluído e produzirá efeitos após a sua ida à sede do cartório. Mas fique tranquilo, será somente para assinatura e apresentação dos documentos originais, o que será feito em data e hora agendadas
A proteção de dados é nossa prioridade. Para obter mais informações sobre como trataremos os seus dados, clique aqui para acessar a nossa Política de Privacidade.