TABELIONATO DE NOTAS

Escritura de Dissolução de União Estável

A Escritura Pública de Dissolução de União Estável é um documento lavrado em cartório que formaliza o fim de uma união estável entre duas pessoas. Este serviço permite que o casal termine sua relação de forma consensual, sem a necessidade de processo judicial, desde que não haja filhos menores ou incapazes envolvidos.

Como solicitar a Escritura de Dissolução de União Estável

Como é Feita
Documentos
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Solicite o Serviço

COMO É FEITA

O casal interessado deve comparecer ao Tabelionato de Notas de sua preferência, munidos dos documentos necessários.

O tabelião realiza uma entrevista com os envolvidos para verificar a livre vontade de dissolver a união e os termos acordados. Em seguida, o tabelião redige a escritura, detalhando a identificação das partes, o período da união estável, os motivos da dissolução, a existência ou não de bens a serem partilhados e, se for o caso, as condições dessa partilha. Também podem ser incluídas cláusulas sobre pensão alimentícia, se houver acordo nesse sentido.

Importância e aplicações práticas da Escritura de Dissolução de União Estável

• Formaliza o término da união estável de forma rápida e menos onerosa que um processo judicial

• Permite a definição clara sobre a partilha de bens e eventuais pensões

• Permite processos futuros, como novo casamento ou união estável

• Oferece segurança jurídica para ambas as partes

Pontos de Atenção

• Não é possível realizar a dissolução em cartório se houver filhos menores ou incapazes. Todavia, se devidamente for comprovada a prévia resolução judicial de todas as questões referentes aos filhos menores (guarda, visitação e alimentos), poderá ser realizada a dissolução em cartório.

• É necessário que ambas as partes estejam de acordo com todos os termos da dissolução

• É obrigatória a assistência de advogado para realizar a dissolução da união estável em Cartório.

• Se houver bens a serem partilhados, é importante apresentar documentação completa sobre eles

• Após a lavratura da escritura, pode ser necessário realizar averbações em registros de imóveis ou outros órgãos, dependendo dos bens envolvidos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

• Documento de Identificação com CPF;

• Certidão de nascimento (se solteiros) ou certidão de casamento com averbação de divórcio ou separação (se divorciados ou separados judicialmente);

• Certidão de óbito do cônjuge falecido (se viúvos);

• Escritura de União Estável;

Atenção:  é possível a dissolução da União Estável mesmo que não haja um documento formalizando a sua constituição. Nesse caso, chamamos a União Estável de Tácita, que quer dizer sem contrato escrito. Para casos como esse, fazemos na mesma escritura a constituição da UE e a sua dissolução, inclusive com a partilha dos bens se houverem.

• Documentos relativos aos bens a serem partilhados (se houver);

Inicie o processo de solicitação da lavratura da Escritura

Preencha o formulário para que possamos começar a atendê-lo​

Preencha os três próximos itens, apenas se marcou "Dissolução com Partilha de Bens".
Preencha o próximo item apenas se respondeu "Sim" para a questão anterior.

Envio de documentos para o preparo do ato

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