Perguntas
Frequentes
As principais dúvidas sobre nossos serviços já respondidas para você!
Filtre as Dúvidas por Categorias
Qual a sua dúvida?
Reconhecimento Socioafetivo
Como funciona o processo de Reconhecimento Socioafetivo?
O processo tem duas etapas:
- No cartório: Entrevista com o Oficial do Registro Civil, onde devem estar presentes o pai/mãe socioafetivo, o filho (se maior de 12 anos), os pais biológicos (se o filho for menor de idade) e duas testemunhas.
- No Ministério Público: Análise do processo e emissão de parecer. Se favorável, o reconhecimento é efetivado. Se desfavorável, as partes devem recorrer à via judicial.
Divórcio
Posso escolher qualquer Cartório de Notas para realizar o Divórcio Extrajudicial?
Sim, a escolha do Cartório de Notas para lavratura da escritura é livre, independentemente do domicílio das partes ou do local do casamento.
Alteração de Sobrenome
Se eu estou em uma união estável registrada, posso alterar meu sobrenome?
Sim, as regras de inclusão e exclusão de sobrenome previstas para pessoas casadas também se aplicam aos conviventes em união estável devidamente registrada em Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.
Casamento
Quais documentos são necessários para estrangeiros se casarem no Brasil?
Estrangeiros precisam apresentar: Certidão atualizada do estado civil emitida pelo país de origem (com validade de 90 dias), RNE ou passaporte, e todos os documentos devem ser apostilados ou consularizados, traduzidos por tradutor juramentado e registrados em Cartório de Títulos e Documentos.
Inventário
É possível fazer o Inventário Extrajudicial se houver menores ou incapazes envolvidos?
Sim, é possível realizar o Inventário Extrajudicial mesmo que envolva menores de 18 anos ou incapazes. Nestes casos, a escritura será submetida ao parecer do Ministério Público.
Testamento
Quais são as principais cláusulas restritivas que podem ser impostas em um Testamento e o que significam?
As principais cláusulas restritivas que podem ser impostas em um Testamento são:
• Impenhorabilidade: Impede que o bem deixado em testamento seja penhorado para pagamento de dívidas do herdeiro ou legatário.
• Incomunicabilidade: Determina que o bem herdado não se comunique ao cônjuge do herdeiro ou legatário, ficando fora da partilha em caso de divórcio.
• Inalienabilidade: Proíbe que o herdeiro ou legatário venda, doe ou transfira o bem recebido para terceiros.
Essas cláusulas são utilizadas para proteger o patrimônio e garantir que os bens permaneçam na família ou sejam utilizados conforme a vontade do testador. É importante notar que essas cláusulas podem ser impostas em conjunto ou separadamente, depend
Testamento
Quantas vezes um testamento pode ser alterado?
Um testamento pode ser alterado quantas vezes o testador desejar, desde que esteja em plena capacidade mental. A revogação pode se dar de duas formas:
• Revogação simples: o testamento anterior deixa de ter validade e vale a ordem da vocação hereditária estabelecida pelo Código Civil Brasileiro. Para esse ato é necessário duas testemunhas e será feito a leitura em voz alta pelo tabelião aos presentes.
• Revogação com estabelecimento de novas regras: Neste caso, é feito um novo testamento dispondo de forma diferente do que foi disposto antes. É importante que o tabelião ao fazer o novo testamento revogue integralmente o testamento anterior para que não haja dúvidas de interpretação.
Inventário
Quais são os requisitos para realizar um Inventário Extrajudicial?
Os principais requisitos são:
• Consenso entre os herdeiros quanto à partilha dos bens;
• Ausência de testamento válido (a não ser que o testamento esteja caduco ou revogado);
• Participação de um advogado.
Se houver filhos menores ou incapazes a escritura será submetida ao parecer do Ministério Público.
Se houver testamento ainda assim é possível fazer o inventário no extrajudicial. Neste caso, no processo de abertura e cumprimento de testamento o juiz pode autorizar que o inventário e partilha seja feito de forma extrajudicial.
Procuração
O que é uma procuração em causa própria?
É uma procuração especial que permite ao procurador passar o bem para terceiros ou para ele mesmo. Existem dois tipos, bem diferentes:
• Uma baseada no art. 117 do Código Civil, que requer o estabelecimento de um valor mínimo de alienação, pelo qual o outorgado pode vender para ele mesmo e se extingue pela morte do outorgante;
• Outra baseada no art. 685 do Código Civil, que tem todos os requisitos de uma compra e venda (preço, forma de pagamento, quitação, apresentação das certidões indispensáveis), é irrevogável e não se extingue pela morte do outorgante.
Alteração de Prenome
Preciso justificar o motivo para alterar meu prenome?
Não, a alteração de prenome não precisa ser justificada nem explicada. Basta apenas a vontade da pessoa maior de 18 anos em realizar a mudança.
União Estável
Posso fazer a Dissolução de União Estável em cartório se tiver filhos menores ou incapazes?
Em geral, não é possível realizar a dissolução em cartório se houver filhos menores ou incapazes. No entanto, se for comprovada a prévia resolução judicial de todas as questões referentes aos filhos menores (guarda, visitação e alimentos), poderá ser realizada a dissolução em cartório. Nestes casos, é recomendável consultar o Cartório da Barreirinha para orientações específicas.
Compra e Venda
Qual é a validade das certidões necessárias para a Escritura de Compra e Venda?
A validade das certidões pode variar, mas em geral:
• A matrícula atualizada e a certidão de ônus reais têm validade de 30 dias;
• A certidão simplificada da Junta Comercial também tem validade de 30 dias;
É importante verificar a validade específica de cada certidão no momento da solicitação.
Reconhecimento Socioafetivo
Existe limite de idade para o filho ser reconhecido socioafetivamente?
Sim, há limitações. Menores de 12 anos não podem ser reconhecidos por esse procedimento administrativo, devendo recorrer à via judicial. Para os demais casos, o filho deve consentir com o reconhecimento. Se o filho for menor de idade, mas tiver 12 anos ou mais, ele deve estar presente na entrevista com o Oficial do Registro Civil.
União Estável
A Escritura é obrigatória para caracterizar a União Estável?
Não, a escritura não é obrigatória para caracterizar a união estável, mas é uma forma segura de comprová-la. Ela pode ser realizada a qualquer momento da união, não apenas no início, e oferece maior segurança jurídica ao casal.
Casamento
Quando é necessário fazer um Pacto Antenupcial?
O Pacto Antenupcial é necessário quando os noivos desejam adotar um regime de bens diferente da Comunhão Parcial (regime padrão). É obrigatório para os regimes de Comunhão Universal, Separação Convencional e Participação Final nos Aquestos.
