Materialização e Desmaterialização de Documentos
A Materialização e Desmaterialização de Documentos são serviços realizados em Tabelionato de Notas que envolvem, respectivamente, a conversão de documentos digitais em físicos (materialização) e a transformação de documentos físicos em digitais (desmaterialização). Estes processos garantem a autenticidade e a validade jurídica dos documentos em ambos os formatos, facilitando o armazenamento, transmissão e acesso a informações importantes.
Como Proceder
COMO É FEITO
Materialização de documentos
É a geração de documentos em papel, com autenticação, a partir de documentos eletrônicos, públicos ou particulares que apresentem assinatura digital ou outra forma de confirmação de integridade e autenticidade.
Desmaterialização de documentos
No Tabelionato de Notas também é possível gerar um documento eletrônico, com aplicação de certificado digital, a partir de documento em papel.
Os documentos eletrônicos são produzidos através da Central Notarial de Autenticação Digital (CENAD), módulo de serviço do Portal e-Notariado.
Procedimentos envolvidos
Para a materialização, o documento digital é apresentado no tabelionato de notas, onde é verificada sua autenticidade e integridade. O documento é impresso e certifica-se que se trata de cópia fiel do original digital.
Na desmaterialização, o documento físico é digitalizado no tabelionato, e o tabelião certifica digitalmente que a versão eletrônica corresponde fielmente ao original em papel.
Em ambos os casos, o tabelião utiliza certificação digital da plataforma e-Notariado para garantir a autenticidade do processo.
DOCUMENTOS
NECESSÁRIOS
- Para materialização: Arquivo digital do documento a ser materializado;
- Para desmaterialização: Documento físico original a ser desmaterializado;
- Documento de identificação do solicitante.
VALORES
DO SERVIÇO
ATENDIMENTO
- Confira a tabela de composição de custas do Tabelionato de Notas