Registro de Óbito
É o registro do falecimento do cidadão, feito em Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais do local onde ocorreu o óbito ou onde residia o falecido.
ATENÇÃO
No Cartório da Barreirinha podem ser feitos registros de óbito das pessoas que residiam no 6º Distrito de Curitiba.
Como solicitar o Registro de Óbito
COMO É FEITO
O declarante (que deve apresentar seu documento de identificação), após verificar qual é o cartório competente, deve se dirigir ao cartório e apresentar a D.O (Declaração de Óbito) emitida pelo Hospital e, sempre que possível, os dados do falecido. Se estiver em posse de documentos do falecido devem ser apresentados, como, por exemplo RG, CNH, CTPS, Certidão de Casamento, Título de Eleitor.
O óbito será lavrado independente da quantidade de documentos, mas quanto mais completo é melhor para que as informações possam ser prestadas.
Ao declarante será perguntado se o falecido deixou bens, testamento, filhos (quantidade, nomes completos e idades). Essas perguntas constarão da parte declaratória do óbito e devem ser respondidas somente se o declarante tiver certeza dessas informações, pois são facultativas e para alterá-las se estiverem erradas dependerá do processo de retificação.
Quem pode solicitar?
Podem declarar o óbito o cônjuge, o filho, o administrador do hospital, a autoridade policial, ou terceiro.
DOCUMENTOS
NECESSÁRIOS
Para requerer a certidão de óbito são necessários os seguintes documentos:
– D.O (Declaração de Óbito);
– Documentos do falecido e do declarante;
PRAZOS
O óbito na cidade de Curitiba deve ser feito imediatamente após a sua ocorrência, sendo documento exigível a depender do cemitério. A lei prevê o prazo máximo de 15 dias, sendo que após esse prazo dependerá de autorização judicial.
REGISTRO
TARDIO
A Lei de Registro Público não prevê nenhuma sanção caso o registro de óbito não tenha sido lavrado dentro dos prazos nela previstos. No entanto, este só poderá ser registrado em cartório mediante autorização judicial.
VALORES
DO SERVIÇO
O registro de óbito, bem como a primeira certidão, é gratuito.