Procuração e Substabelecimento
Procuração é o instrumento pelo qual uma pessoa nomeia outra de sua confiança como seu representante (procurador), para agir em seu nome em determinada situação em que não possa estar presente.
Na representação para a prática de atos complexos e solenes como, por exemplo, venda e doação de bens imóveis, representação em casamento ou em escrituras de divórcio e inventário, a lei exige poderes especiais e procuração na forma pública, feita em cartório.
Como solicitar a Procuração e Substabelecimento
COMO É FEITA
Passo a passo
O outorgante (quem concenderá poderes), deve indicar os dados do procurador e os poderes conferidos.
O tabelião lavrará o ato que deve ser assinado pelo outorgante.
Não é necessária a assinatura do procurador.
O que é substabelecimento de procuração? Quais os seus efeitos?
Substabelecimento é o instrumento pelo qual o procurador transfere os poderes recebidos para outra pessoa, que irá substituí-lo na prática dos atos em nome do outorgante originário.
O substabelecimento pode ser total ou parcial, com ou sem reserva de poderes. O substabelecimento segue a mesma forma exigida para a prática do ato. Ou seja, se a lei determinar que o ato é solene e deve ser praticado por instrumento público, o substabelecimento da procuração pública também deverá ser feito sob a forma pública. Os efeitos estão no artigo 667 e seus parágrafos do Código Civil.
Revogação
Quando o outorgante (quem concedeu os poderes) não deseja mais que a procuração tenha validade, ele pode fazer a revogação desta procuração, devendo avisar o procurador que a procuração foi revogada.
Renúncia
Quando o outorgado (quem recebeu os poderes) não deseja mais que a procuração tenha validade, ele pode fazer a renúncia desta procuração, devendo avisar o outorgante que foi feita a renúncia.
Procuração em causa própria (art. 117 do Código Civil)
Através dessa procuração o procurador poderá passar o bem para terceiros mas também para ele mesmo. É requisito dessa procuração que o outorgante (quem concedeu os poderes), estabeleça o valor mínimo de alienação.
Procuração em causa própria (art. 685 do Código Civil)
Esta procuração tem todos os requisitos de uma compra e venda, como preço, forma de pagamento, quitação, pagamento de impostos e emissão da DOI (Declaração de Operação Imobiliária). Esta procuração é irrevogável e irretratável.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Pessoa Física
O interessado em nomear um procurador deverá apresentar seus documentos pessoais originais (RG, CPF e certidão de casamento). Os dados pessoais do procurador (nome, RG, CPF, estado civil, profissão e endereço) devem ser informados, sendo recomendável que sejam apresentadas as cópias dos documentos para conferência.
Pessoa Jurídica
O interessado deverá apresentar contrato social e suas alterações, certidão simplificada, ata de nomeação da diretoria, além do RG e CPF do representante que irá assinar o documento. Em procurações relativas a bens imóveis é recomendável apresentar a certidão da matrícula do imóvel.
Inicie o processo de solicitação da lavratura da Procuração
Preencha o formulário para que possamos começar a atendê-lo
Os dados informados serão conferidos pelo cartório e você receberá por email ou whatsapp, posteriormente, as instruções para prosseguir o seu atendimento.
A proteção de dados é nossa prioridade. Para obter mais informações sobre como trataremos os seus dados, clique aqui para acessar a nossa Política de Privacidade.