(41) 98898-7798

(41) 3077-3008

Atendimento também por vídeo
Home » Notícias » Entenda como Comprovar Crimes Virtuais através de uma Ata Notarial

Entenda como Comprovar Crimes Virtuais através de uma Ata Notarial

Terça-feira, 4 de agosto de 2020

Keyword: Crimes Virtuais

Juntamente com as infinitas possibilidades que o mundo virtual abriu para o nosso dia a dia, também se iniciaram os crimes cometidos no universo online.

Comprove Crimes Virtuais - Cartório da Barreirinha

Keyword: Crimes Virtuais

Entre estes crimes virtuais temos as famosas Fake News, plágio de conteúdo e até mesmo calúnia e difamação, podendo afetar sua imagem pessoal ou de sua empresa.

Uma forma de documentar estes crimes virtuais com validade jurídica estes atos é através da Ata Notarial.

Como é a feita a Ata Notarial para comprovar crimes virtuais?

A Ata Notarial é feita em cartório, e é preciso levar consigo todas as informações que tiver disponível sobre o caso: publicações na internet, endereço do site ou redes sociais, prints de conversas por aplicativos e mensagens de celular.

O Tabelião irá redigir uma ata notarial, que é o instrumento público pelo qual formaliza e comprova o que foi constatado. Uma vez que ela é feita, o conteúdo online fica impresso ou armazenado em arquivo digital de vídeo/áudio (gravado em mídia assinada digitalmente pelo tabelião), tornando-se provas que podem ser utilizadas judicialmente.

É importante que esse conjunto de ações seja efetuado o mais rápido possível, não só porque conteúdos desta natureza são facilmente alterados ou tirados de contexto, mas porque também podem ser retirados do ar.


O Cartório da Barreirinha é uma instituição com presença online, então, caso você tenha mais dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco.

Serviço Distrital da Barreirinha

Avenida Anita Garibaldi, 1142, Cabral – Curitiba – PR ⠀

Horário de atendimento:
Segunda à sexta das 8:30 as 18:00
Sábados das 9:00 às 12:00 ⠀

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp: (41) 98898-7798

Siga-nos no Instagram – @cartoriobarreirinha